QUAL ESTÁGIO DO EUPREENDEDORISMO VOCÊ ESTÁ?

O EUpreendedorismo é um processo cíclico, com várias etapas e desafios. Entender onde você se encontra e suas necessidades é fundamental para seguir na caminhada, com clareza e consciência. 

Utilizo a “metáfora do jardineiro”, ao falar dos Estágios do EUpreendedorismo, em processos de Coaching ou de Team Building, pois vejo muita conexão entre a busca pelo propósito e o processo de plantar. Aliás, se você ainda não o assistiu, recomendo conferir o vídeo que detalha a metáfora em: https://www.youtube.com/watch?v=wOyMNuM9BoY. 

E você? Em qual Estágio está? Saiba mais sobre os 4 Estágios do EUpreendedorismo, as características de cada um e reflita sobre a sua jornada EUpreendedora.

Estágio 1: O que eu vou plantar? – Com frequência, é o estágio no qual você ainda se sente perdido, sem saber por onde começar. Frases como “Estou infeliz no trabalho, nada mais faz sentido. Mas não sei o que fazer...” estarão presentes. Ou você ouvirá uma voz interior, lá no fundo, dizendo a direção, mas você não tem forças nem para escutá-la, quanto mais para agir... O mais importante, aqui, é refletir sobre o seu propósito e mapear os caminhos para seguir em direção a ele. As respostas virão de dentro, da sua essência, como resultado de um processo de autoconhecimento profundo e, também, da prática. E todo este processo te dará forças para seguir em frente.

Estágio 2: Semear – Aqui, você tem ideias do que precisa plantar e semear. O desafio é entender a necessidade de buscar várias sementes, experimentar possibilidades, consciente de que cada uma delas precisará de tempo para se desenvolver. É também o momento de cuidar dos Canteiros nos quais você vai plantar e ter foco, ou seja, se orientar pelo propósito. Assim, será mais fácil reconhecer a importância de semear diferentes canteiros que, por sua vez, darão flores e frutos em épocas diferentes. Isso traz uma sabedoria imensa para o EUpreendedor.  

Outro ponto é dar ritmo à semeadura e, às vezes, apoios externos ajudam nisso. E tem ainda a questão da vulnerabilidade, transversal em todos os Estágios, mas muito forte neste momento. Você plantou, está semeando, mas não tem garantia do que vai produzir, o que traz muita angústia. E é preciso lidar com isso. 

Estágio 3: Germinar – Você plantou, semeou, alguns projetos estão brotando, outros, hibernando. Surgem novas questões, por exemplo, como tornar tudo isso sustentável, nos mais diversos aspectos, incluindo planejamento estratégico, fluxo de caixa, questões organizacionais e societárias, entre outros. Além disso, como encontrar equilíbrio entre a dedicação aos projetos e o cuidado consigo mesmo – no físico, nas emoções, nos relacionamentos. Esse equilíbrio influenciará tanto você como o andamento dos projetos. 

Estágio 4: Cultivar – Os projetos nasceram e já tem força! Agora, para EUpreender, você terá de enfrentar os desafios para continuar crescendo. O que fazer para não perder a alma do negócio e, ao mesmo tempo, ganhar escala. Como lidar com as polaridades, por exemplo, entre colaboração e competição, indivíduo e coletivo, centralização e distribuição de poder? Como manter equilíbrio no dia a dia?

Eu também vivo muito esses desafios, seja nas questões relacionadas à sustentabilidade como nas reflexões sobre a minha jornada, pois o processo é cíclico. Assim, de tempos em tempos, volto a me conectar com o meu propósito e me pergunto para que eu estou fazendo tudo isso, retornando ao Estágio 1: O que eu vou continuar plantando? 

Ao passar pelos diferentes estágios você perceberá como é importante vivenciar esse ciclo, sempre com novos aprendizados e oportunidades. É o que faço. Às vezes, não é fácil. Mas até aqui tem valido muito!

Agora, olhe para si mesmo e responda: Em qual Estágio do EUpreendedorismo você está? Quais desafios enfrenta? Quer avançar? Muitas vezes, nessa jornada, é importante contar com apoio para se desenvolver de forma integral – cuidando dos aspectos emocional, físico, mental e espiritual.

Quer saber mais sobre os Estágios do EUpreendedorismo? No livro “As Raízes do EUpreendedorismo”, detalho o assunto, abordando cada Canteiro e outros momentos da minha jornada. Para informações sobre o livro, acesse https://www.eduseidenthal.com/as-raizes-do-eupreendedorismo/

Outra dica: Acompanhe no Facebook da Rede Ubuntu as informações sobre as edições deste semestre do RUA Vila Madalena e do RUA Curitiba, programas em grupo voltados à reflexão de propósito, e ainda do EUpreendedoria, programa sobre esse mesmo tema na Maturidade, que também está com inscrições abertas na capital paranaense.

Além disso, estou sempre disposto a marcar um café e conversar. É o que faço normalmente quando alguém me procura para saber mais sobre o processo de Coaching. Conversamos sobre os Estágios do EUpreendedorismo, antes de iniciar a jornada na qual ajudo cada um a dar clareza ao propósito ou apoio o EUpreendedor a seguir com sua plantação. 

Linda semana,
 

Profile picture for user Eduardo Seidenthal
Eduardo Seidenthal
Sou pai da Vivi e do Gabi. Tenho me dedicado a inspirar pessoas na expressão da humanidade de cada um. Sou facilitador, empreendedor, educador, coach, marketeiro, escritor, palestrante e palhaço.