Nasce genuinamente um ecossistema!

Mudamos mais uma vez. Fechamos um ciclo e abrimos outro.

 

Quem nos acompanha desde o início, em 2009, vira e mexe lê posts meus falando de tais transformações.

 

Pois é, 2018 não tem sido diferente. Este ano estamos consolidando a ideia de que a Rede Ubuntu de EUpreendedorismo não é uma empresa, não é uma ONG, não é uma escola, nem uma Fundação ou Instituto. Então, o que é ela?

 

Um ecossistema de livre interação que tem uma base filosófica, um jeito de viver (Ubuntu) e um propósito muito claro de viver e fomentar o EUpreendedorismo pelo Brasil e pelo mundo.

 

Desde 2015, temos tomado medidas concretas e significativas para caminhar e ser verdadeiramente uma rede, pois, cumprir a nossa essência e o nosso propósito não orna com uma organização formal e hierárquica...

 

Começamos com o fechamento do CNPJ e da nossa sede na Vila Madalena, em São Paulo. Lançamos um livro com nossos princípios culturais e determinamos as regras de funcionamento.

 

Os últimos dois anos foram de enormes aprendizados, com dores e alegrias, conflitos, aproximações e afastamentos, e todas essas experiências nos trouxeram até aqui.

 

Neste momento, tomamos mais algumas importantes decisões nesta caminhada de nos tornarmos uma rede. Agora, em maio, nosso site muda significativamente, pois a Rede Ubuntu não contará com mais nenhum programa, produto ou serviço.

 

Mas, como assim? Isso mesmo, um ecossistema não possui produtos e serviços. Um ecossistema basicamente é um ambiente e suas respectivas interações. Programas, produtos e serviços, portanto, são feitos pelas pessoas e suas relações – não são propriedade do ecossistema.

 

Mas, então, os programas da Rede Ubuntu morreram? Não. Muito pelo contrário. Os programas continuam sendo tocados pelas pessoas que já os lideravam... A mudança é que não existe uma instituição responsável por tais programas. A responsabilidade é das pessoas, como sempre foi, e o ecossistema Rede Ubuntu de EUpreendedorismo serve de inspiração para as pessoas e seus respectivos projetos.

 

Outra mudança sutil, em nosso site, é que deixamos de ter o famoso e-mail ou formulário de “contato”. Uma rede não tem um centro e, portanto, não existe uma central para falar... Quer conversar com alguém da Rede Ubuntu de EUpreendedorismo? Cheque em nossas redes sociais, ou mesmo em nosso blog, quem tem interagido em nosso ecossistema. Depois, entre em contato com alguma pessoa de sua preferência. Outro bom caminho é entrar no Réupi (www.reupi.net), pois muitas das pessoas da Rede também estão com seus perfis por lá!

 

E, finalmente, todos aqueles membros que usaram um e-mail xxxx@redeubuntu.com.br, nestes nove anos, deixarão de usá-los nos próximos meses.

 

Mas, como assim? Um ecossistema livre pressupõe que cada um tenha seu próprio e-mail (pessoal, profissional ou de sua própria organização ou projeto). Assim, deixaremos de ter algumas pessoas falando em nome da Rede Ubuntu e outras não. Não existe tal diferenciação...

 

Aí, você pode estar pensando... Como faço para ser membro da Rede Ubuntu de EUpreendedorismo? A resposta: sendo.

 

É você quem se denomina membro ou não... Aliás, como sempre foi. Não existe um “centro” determinando que tal pessoa faz ou não parte... Se você acredita em um mundo colaborativo, interdependente, um mundo Ubuntu. E também acredita e busca olhar para dentro de si, refletir sobre seu propósito e essência, e caminhar na direção da realização deste propósito (EUpreendedorismo). E sente necessidade de se intitular um “membro”, vai fundo!

 

O meu desejo sincero é que mais e mais pessoas se olhem e vivam de acordo com suas essências, de uma maneira colaborativa e interdependente. O que cada um faz e como se organiza para tal é uma responsabilidade dos indivíduos e de suas relações – e não algo a ser institucionalizado.

 

Claro, esta é apenas mais uma mudança de uma jornada e, certamente, muitas outras virão.

 

Quer conversar mais? Entender estes movimentos?

 

Eu e todos os participantes do ecossistema estamos na Rede, com muitas histórias para contar...

 

Eu sou porque você é. Você é porque nós somos!

 

Um grande abraço!

Profile picture for user Eduardo Seidenthal
Eduardo Seidenthal
Sou pai da Vivi e do Gabi. Tenho me dedicado a inspirar pessoas na expressão da humanidade de cada um. Sou facilitador, empreendedor, educador, coach, marketeiro, escritor, palestrante e palhaço.