Como me transformei após a maternidade

Nosso caminhar e viver é feito de mudanças. Esta é uma certeza que carrego em minha alma. Mas nunca havia imaginado o quanto a chegada dos meus filhos me transformaria. Surpresas da vida!!

O processo começou pelo meu corpo e até hoje se manifesta em minha alma. E, acredito, me faz sempre uma pessoa melhor.

Como diz o mestre Sri Prem Baba, em seu livro Propósito: “Se não estamos seguindo o programa da nossa alma, não importa o tamanho do sucesso que conquistamos no mundo, continuamos carregando uma angústia. E aí nos sentimos desencaixados.”

Após o nascimento do meu primeiro filho e também durante a segunda gravidez, as perguntas que mais me fazia eram:

“O que estou fazendo com o meu tempo? Será que venho utilizando meus dons e talentos? Porque estou nesse trabalho, fazendo o que faço todos os dias? Porque estou rodeada de pessoas que já não compartilham dos meus valores?”

Para muita gente, as prioridades mudam – e muito - após a maternidade e a paternidade. E ainda no decorrer da nossa vida, mesmo que não sejamos mães e pais. Por isso, acredito na importância de cada um se avaliar e rever prioridades de tempos em tempos.

No caso das mulheres, especialmente, não é fácil ser mãe no mundo corporativo, nem sempre há muita empatia. Aliás, às vezes, não encontramos empatia sequer ao nosso redor...

Isso aconteceu não só comigo, mas com muitas mães com as quais convivo. Vários incômodos foram se acumulando, vários questionamentos ficaram mais latentes. Até que a ruptura ocorreu.

Foi quando resolvi juntar todos os sentimentos e inquietações e “fazer do limão uma limonada”. E, assim, seguir o que meu coração e intuição estavam me dizendo: continuei meu caminho de autoconhecimento e reavaliei a minha rota profissional.

Hoje, mais conectada com minha essência, passei a colocar meus dons e talentos a serviço de algo maior. Foi dessa maneira que meu lado sensível, intuitivo e observador me colocou no caminho do Desenvolvimento Humano, como coach, dando um passo além da Advocacia e modificando o meu jeito de estar no mundo.

Nesse processo de transformação, pude começar a ter contato com a energia do propósito, para mim, um estado de presença e contato com a nossa essência, nossos dons, talentos e valores.

E passei a experimentar uma sensação de presença, como aquela que sentia quando meus babies se mexiam na minha barriga ou, hoje, quando brinco com eles ou os observo dormindo e descobrindo o mundo. A sensação, em ambas as situações, é a de que o tempo para e sou envolvida por um prazer e alegria que já não sentia com tanta frequência, antes de ter coragem e arriscar mudar a rota da minha carreira.

Cada vez mais, quando percebo nos olhos dos meus coachees uma pequena mudança interna ou externa, uma descoberta a mais sobre si mesmos, um salto de consciência, me sinto realizando o meu propósito e impulsionando outras pessoas a se conectarem com os seus próprios propósitos, essências, talentos, valores e prioridades.

E desejo ampliar esse trabalho com mães e pais, mulheres e homens que queiram ter contato consigo mesmos, seus talentos e valores, e viver mais felizes e conectados com o que mais importa em suas vidas.

Sei que o caminho nem sempre é fácil. Mas as transformações nos tornam fortes e confiantes por cada descoberta sobre nós mesmos durante o processo.

Profile picture for user Rosana
Rosana Jóia
Como Desenvolvedora Humana apoio pessoas que desejam relacionar-se consigo, com suas escolhas, sua autenticidade e suas verdades e nas demais relações (profissional e pessoal) a estarem inteiras no que fazem e serem interdependentes criando conexões/relações verdadeiras. Especificamente no Mãe Ser Mãe apoio mães a se reencontrarem após a maternidade e viverem a partir de seus valores e essência.