O que não é propósito?

Fala-se muito sobre propósito hoje em dia. Mas, às vezes, acho que fica fácil entender um conceito pelo seu oposto. Então, começo aqui dizendo o que não é propósito.

Você já reparou em pessoas que acordam, levam o corpo para o banho, depois para o carro e para o trabalho? E, lá, de reunião para reunião. Um corpo que parece cansado, sem energia. Um corpo desconectado e até desprovido de alma. E o brilho nos olhos? Pessoas que mais sobrevivem do que vivem. Que estão fazendo qualquer outra coisa, não aquilo que são e faz sentido para elas...

Se você já cruzou com alguém assim, talvez saiba o que é viver sem propósito.

Eu acredito que somos diferentes “de” propósito e “por” propósito. Porque não fomos feitos para ser iguais e fazer as mesmas coisas. Estamos aqui para honrar a nossa natureza, usando o que temos de melhor e no que somos bons. Nossos talentos para realizar algo que, de alguma forma, faça sentido para nós. Isto é propósito!

Aquilo que nos conecta, liga, dá energia e resiliência para seguirmos, apesar das dificuldades.

Não usar nossos talentos é um desserviço que fazemos ao mundo, que tanto precisa de gente sendo seu melhor. Um desserviço ao mundo e a nós mesmos. Como já dizia Sócrates, “usar os talentos é uma condição para a felicidade”.

Precisamos ter clareza das ferramentas que trazemos para construir algo que nos seja relevante. A isto chamamos de EUpreendedorismo. Descobrir nosso propósito e formas e caminhos de colocá-lo em ação. 

De todos as buscas que temos na vida, esta é a que acredito que ninguém pode desistir. O meu propósito na Rede Ubuntu é ajudar as pessoas nas suas buscas. 

Acredito que pessoas conectadas aos seus propósitos são os caminhos para a realização, cooperação e otimização de seus recursos.

Por isto, me dedico a programas para pessoas em busca do seu propósito, entre eles o RUA, programa de autoconhecimento e propósito, que é o tema principal desta Newsletter.

No RUA e em outras atividades colaboro para que cada um encontre mais sentido no que faz e otimize seus recursos em busca de felicidade. 

Queremos acabar com o desperdício de talentos no mundo!

Propósito é honrar seus talentos, usando as ferramentas que você tem para construir o que te importa; é sentir que o que você faz tem sentido para você. E honrar quem você é. É se sentir conectado e sendo quem você veio ser.

Para terminar, fica o convite: inscreva-se no RUA. As turmas 2018 começam em março. Para mais informações clique:

- Rua Vila Madalena (SP): http://bit.ly/ruavm2018

- RUA Curitiba: http://bit.ly/ruactb18

Você veio ao mundo para ser você. Não se distraia!

Beijos,

 

Pata (Patrícia Giglio)

Profile picture for user Patricia Giglio
Patricia Giglio
Depois de 15 anos em multinacional, em Marketing e Inovação; resolvi focar meus talentos na minha paixão: gente. Hoje trabalho com mudança e inovação de pessoas: propósito ( programa Rua), transição de carreira, Team Building, treinamento e desenvolvimento de liderança etc. Apaixonada por esporte e natureza, com formação em Yoga. Formada pela FGV, Pedagocia da Cooperação, SBCoaching etc...