Qual é o sentido da vida?

A resposta para esta pergunta que me acompanha nestes últimos anos vem se mostrando (ou sendo respondida) de formas diferentes. Gostaria de compartilhar com vocês o que refleti a respeito.

Recentemente, ao entrar em contato com um grupo de gente jovem, engajada por meio de startups de impacto social com a mudança que este mundo necessita, entendi melhor um dos caminhos que considero ser um dos que temos todos que percorrer para responder à pergunta inicial.

Ou seja, uma das perguntas que todo ser humano tem que responder para si mesmo, em algum momento de sua vida, é: “Como fazer diferença nesta vida, colocando seus talentos a serviço dos outros ou deste mundo?” Assim, terá início a descoberta da resposta deste artigo.

Recebi inspiração e energia das pessoas que conheci nesse grupo maravilhoso. Elas me fizeram acreditar ainda mais no fato de a humanidade estar passando para outro nível de consciência. Além disso, com paciência e no seu próprio tempo Kairós (o tempo das coisas), essas mudanças tão necessárias formatarão um modo diferente de nos relacionarmos no mundo.

Por outro lado, meu sentido comum ou consciência me diz que, se quero transformar o mundo ou minha realidade, primeiro tenho que me transformar. E é justamente aqui onde se encontra meu grande – ou o nosso primeiro grande - desafio.

Portanto, a procura pelo sentido da vida, no meu entender e julgamento, se faz em duas direções. Na primeira, olhando repetidamente para dentro de nós, enquanto caminhamos pela vida, para conseguir ser uma melhor pessoa a cada dia. Na segunda, conseguir nesse caminhar fazer algo diferente ou fazer diferença na minha realidade – e que esta ação esteja a serviço dos outros.

Em resumo, a resposta sobre o sentido da vida, para mim, está em ser cada dia um ser humano melhor, para poder colocar o nosso ser a serviço dos outros, de forma diferenciada.

Facebook Twitter Linkedin+
Profile picture for user Jose Antonio Sarria Larco
Jose Antonio Sarria Larco
Coach. Ontológico formado pela Newfield Network e Executive & Life Coach formado pela ICI (Integrate Coaching Institute). Facilitador de programas de desenvolvimento de pessoas da Rede Ubuntu. Formado em administração de empresas e economia. Possui um MBA pela IESE de Barcelona. Experiência de 33 anos no mundo corporativo em empresas multinacionais (Peru – Espanha - Argentina e Brasil)