Acesse agora
Conecte-se. uma rede social para encontrar e oferecer ajuda.

Natura, Ubuntu e os Jovens Talentosos!

Desde 2011 a Rede Ubuntu mantém uma parceria cheia de frutos com a Natura - no programa SEMEAR - um projeto da Natura que capacita Jovens Aprendizes.

Ali, através de um trabalho focado em desenvolver talentos nos jovens aprendizes, onde a Rede se insere com sua expertise em desenvovimento humano em organizações, mas ligado ao propósito individual de cada pessoa, acompanhamos histórias maravilhosas, vindas de gente na mais tenra idade. Independente da bagagem ou experiência, gente que já se mostra disposta a se conhecer, reconhecer o entorno, trabalhar em equipe e encontrar seus caminhos. E por que não, criá-los.

É um grande orgulho para a Rede Ubuntu fazer parte desse projeto. É maravilhoso sentir que fazemos diferença na vida das pessoas. Assim, fica aqui um registro espontâneo de um dos partocipantes, contando com entusiasmo uma breve história de EUpreendedorismo antes, durante e depois de participar do Semear, em parceria com Natura e Rede Ubuntu.

Fotos: Iara Leite

 

***Por Igor Esteves - Aprendiz do Programa Semear***

 

Vamos lá a uma pequena parte de uma grande historia.

Enquanto eu era jovem aprendiz natura e estudava no SENAI, eu olhava os professores e ficava maluco vendo eles ministrarem as aulas. E comecei a sonhar em dar aula no SENAI, e com os encontros da Ubuntu, nós éramos estimulados a sair da zona de conforto, tornar o sonho tangível e correr atrás dele. Vocês ensinaram muito bem!

Eu comecei a correr atrás do meu sonho, no ano de 2011 o SENAI organizou uma competição estadual na qual o melhor aluno, representaria a escola em que estudava em uma olimpíada de conhecimentos. Eu fui escolhido para representar a escola em que eu estudava, na época eu tive pouquíssimo tempo para me preparar para a olimpíada do conhecimento, por volta de 3 meses. Mas graças a DEUS fui muito bem fiquei em 6° lugar em todo o estado de São Paulo.

Isso já me tornou conhecido na escola e já começaram a me olhar de uma maneira diferente. Eu percebi, e foi daí em diante que eu pensei comigo e disse - É agora o momento que eu tenho que me esforçar mais ainda e desenvolver o melhor trabalho possível. Meu sonho era ser instrutor técnico do SENAI, e isso é um tanto difícil, é necessário ter o ensino técnico completo, estar cursando superior, ter no mínimo 5 anos de experiência na indústria. Isso era impossível na época.

Mas até que um dia eu tive uma brilhante ideia, pensei já que eu não posso dar aula ainda, então vou conversar lá na escola para ir até lá e auxiliar algum professor, assistir as aulas e ir aprendendo, auxiliar nos laboratórios. Com interesse somente no aprendizado. Para todos que eu dizia o que eu queria fazer, não havia sequer uma pessoa que me apoiasse, isso me deixou com medo.  E muitos diziam você é muito jovem ainda, tem apenas 19 anos, você acha que eles vão te dar oportunidade?

Até que um certo dia eu criei coragem e liguei para o coordenador da escola, e marquei um dia para ir até lá conversar com ele. Este dia chegou, eu fui e apresentei a ele minha ideia de ir até a escola e aprender como ministrar aulas e auxiliar nos laboratórios. Ele se apaixonou pela minha ideia, me deu livre acesso a escola inteira. Comecei a frequentar a escola e assistir aulas de todos os professores que lá trabalham. Quando se passou 4 meses ele me chamou para conversar e me disse: Eu tenho um MEGA DESAFIO para você, vou te dar a oportunidade de dar aula.

Ele me deu a chance de ministrar os cursos de automação industrial. No mesmo dia em que sai de lá, já comecei a planejar e montar minhas aulas. No ano de 2013 tive a oportunidade de ministrar no segundo semestre os cursos como prestador de serviços para o SENAI. Ganhei muita experiência, o que era impossível se tornou possível. Mesmo eu não tendo nenhum requisito para dar aula.

Neste ano de 2014 estou prestes a se tornar instrutor técnico efetivo do SENAI.
Graças a DEUS meu sonho foi realizado e está indo além do que eu esperava.

Anne Rammi

Artista Plástica de Formação, comunicadora por vocação, cantora nas horas vagas e mãe em tempo integral. É produtora de conteúdo e aprendiz de Eupreendedora na Rede Ubuntu.

Comentar

Comentários