Em um mundo cada vez mais conectado, transparente e fluído, é impressionante como ainda escuto as seguintes expressões em workshops nas organizações ou em processos de Coaching: “Você está me perguntando sobre o eu profissional ou o eu pessoal?

 

Meu querido amigo ou minha querida amiga: você é um!

 

Sim, compreendo de onde isso se origina… Até porque também já falei, pensei e me enxerguei assim. Mas, hoje, acredito que a nossa jornada de aprendizagem aqui, para experimentarmos como seres humanos o divino, é justamente a integração… A partir da fragmentação, da divisão, da separação, vamos vivenciando os desafios que a vida nos apresenta para, justamente, aprendermos essa integração, o incluir e transcender, o ir além do “OU” em direção ao “E”, o processo de sermos cada vez mais inteiros.

 

E o que ajuda a acelerar este processo? O caminho do autoconhecimento.

 

Por isto, valorizo tanto o EUpreendedorismo. Repare: não uso muito a palavra autoconhecimento, pelos inúmeros preconceitos que ela carrega: “abraçar a árvore, coisa de bicho grilo, badabauê, etc…” Uso EUpreendedorismo como expressão de minhas crenças, pois aproxima, aterriza e é mais amigável a mais pessoas…

 

Desde 2009, me dedico muito a difundir esta ideia por aí, convidando mais e mais pessoas a participarem desse processo. É o movimento de cada um EUpreender, algo que não pode ser delegado a ninguém.

 

Além disso, costumo dizer a presidentes, executivos e equipes das organizações nas quais atuo: “o maior presente que você pode dar para a sua empresa, para sua equipe e para você mesmo é investir em seu desenvolvimento!

 

E, quando digo desenvolvimento, digo desenvolvimento integral!

 

Trabalhar você por inteiro! Ou você ainda acha que traumas ou temas engasgados na sua história familiar não tem nenhum efeito nas suas relações profissionais? Ou que experiências naquelas reuniões difíceis não têm nenhum efeito sobre como você se deita à noite, ao lado do seu parceiro ou parceira, ou mesmo na relação com filhos e amigos?

 

Somos inteiros e estamos todos interconectados.

 

Eu e você somos inteiros. Portanto, fica o convite: Que tal você se olhar por inteiro? É simplesmente libertador, garanto!

 

UBUNTU! Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

 

Eduardo Seidenthal

Sou um ser humano em evolução e um EDUcador dedicado a inspirar pessoas na expressão de suas humanidades. Acredito no poder da educação para transformar o planeta e me inspiro na Ética Africana Ubuntu e o EUpreendedorismo. Atuo em três grandes frentes: Educação para os Negócios”, “Educação para a Comunidade” e “Comunicação”.