Ubuntu é uma forma de vida!

Desde que conheci a palavra Ubuntu me encantei por ela!

Mais do que uma palavra, uma filosofia.

Um conceito profundo de interdependência, da consciência de estarmos todos interconectados. O que eu faço impacta todos e tudo ao meu redor e, no fim, acaba impactando a mim mesmo.

Nos 7 anos nos quais construímos, diariamente, uma organização com base nesta filosofia, a nossa inspiração por ela só aumentou.

Foram vários momentos especiais. Em 2014, por exemplo, participamos em Portugal da 1a Conferência Mundial Ubuntu, na qual fundamos a Ubuntu Global Network com outras sete instituições espalhadas pelo mundo. Naquela conferência, falei para todos da nossa responsabilidade e do desafio em construirmos algo novo, fundamentado nesta filosofia.

Como criar uma organização interdependente, baseada na colaboração, no relacionamento, no amor ao próximo, na consciência genuína de que estamos todos conectados?

Esta admirável filosofia nos inspira a questionar os modelos estritamente hierárquicos nos quais fomos todos treinados a operar desde a Revolução Industrial. Consequentemente, nos estimula a construir uma organização fluída, orgânica, a qual transita bem entre a hierarquia e formas mais distribuídas de se organizar.

Hoje na Rede Ubuntu, por exemplo, os diferentes projetos que executamos têm times que se autogerenciam e definem papéis entre si. Ao mesmo tempo, estas mesmas pessoas participam de rituais e círculos colaborativos sem qualquer tipo de estrutura e hierarquia.

Ubuntu é uma forma de vida!

Assim, fica aqui o nosso convite para você seguir espalhando tal conceito, conforme tanto nos ensinou o querido Madiba, ou Nelson Mandela. Para mim, ele foi um dos grandes exemplos de prática desta filosofia na sua jornada de união de brancos e negros na África do Sul e no mundo.

E aí, vamos Ubuntar?

Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

Profile picture for user Eduardo Seidenthal
Eduardo Seidenthal
Sou pai da Vivi e do Gabi. Tenho me dedicado a inspirar pessoas na expressão da humanidade de cada um. Sou facilitador, empreendedor, educador, coach, marketeiro, escritor, palestrante e palhaço.