Volta ao Mundo em 13 Escolas

Nessas deliciosas férias, como de costume, trouxe vários livros para ler e acabei organicamente focando todos os dias em apenas um: Volta ao Mundo em 13 escolas.

Um livro que analisa 13 escolas ao redor do mundo que segundo os autores são ótimos exemplos de iniciativas inovadoras que estão acontecendo no mundo da educação.

E se você está se perguntando se dentre as 13 escolas existem exemplos Brasileiros, sim existem. Vale a pena conferir!

Listo aqui alguns destaques e razões porque recomendo fortemente a leitura deste livro:

1)   Se você for um apaixonado por educação, assim como eu, ou no mínimo interessado no assunto, afinal todos somos educadores na essência, não é mesmo?; este é um livro “must”.

2)   O livro traz o futuro da educação. Sim, o livro conta sobre o que as diferentes escolas estão fazendo no presente, mas como o futuro se constrói aqui e agora, o livro é um ótimo termômetro para onde a educação deve caminhar.

3)   Após termos sido inspirados por José Pacheco, no Encontrão da Rede Ubuntu de 2013 (inclusive existem vários momentos do livro onde o Zé é citado), posso dizer que o que há de comum em todos as experiências inovadoras é: o melhor aprendizado parte das perguntas e inquietações feitas pelos próprios jovens! Tudo é construído a partir daí!

4)   Depois de ler o livro, dá uma vontade imensa de sair viajando por este mundo para ver de perto tais iniciativas, ou mesmo passar um tempo em algumas delas estudando... Um ótimo sinal, não é mesmo?

5)   Tive a nítida sensação de quanta coisa boa está rolando no mundo nesse momento! E que o noticiário com todas as desgraças que estamos acostumados a ver diariamente definitivamente não reflete a realidade.

6)   Fico me perguntando o que fazer com meus filhos? Ótima reflexão!

Boa leitura!

Um ótimo 2014 para todos!

Edu

Profile picture for user Eduardo Seidenthal
Eduardo Seidenthal
Sou pai da Vivi e do Gabi. Tenho me dedicado a inspirar pessoas na expressão da humanidade de cada um. Sou facilitador, empreendedor, educador, coach, marketeiro, escritor, palestrante e palhaço.